O Império do Brasil dependia politicamente do apoio das elites empresariais nacionais, responsáveis tanto pela manutenção da economia nacional quanto pela administração local.
Porque o Brasil, naquela época, era um país em grande parte dependente da exportação de produtos agrícolas, e esses produtos (especialmente o café, que era o produto econômico nacional mais importante) dependiam do uso do trabalho escravo, no império, as elites nacionais e a manutenção da escravidão estavam intimamente ligadas.
O que foi o Império do Brasil?O Império Brasileiro foi um estado que existiu no século 19 e compreendia o que hoje é o Brasil e o Uruguai até cerca de 1825. Seu governo foi uma monarquia constitucional parlamentar representativa com a ascensão de dois imperadores, D. Pedro I e seu filho D. Pedro II.
De colônia do Reino de Portugal, o Brasil tornou-se sede do Império Português em 1808, quando o então príncipe regente de Portugal, D. João VI. respondeu à invasão de Portugal por Napoleão e seu governo no Rio de Janeiro. Fruto da revolução do porto, D. João VI. Retornou a Portugal em 1821, deixando seu filho e herdeiro Pedro para governar o reino do Brasil como regente.
Em 7 de setembro de 1822, Pedro proclamou a independência do Brasil e, depois de travar com sucesso uma guerra contra o reino de seu pai, foi aclamado como Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, em 12 de outubro do mesmo ano. O novo país era vasto, etnicamente diverso, mas pouco povoado.
Para saber mais a respeito de Império do Brasil, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/17690733
#SPJ4
Autor:
winniebibr
Avalie uma resposta:
0