A era dos Smartphones: os aparelhos celulares evoluíram muito durante a década de 1990 e começo dos anos 2000, ficando menores e mais modernos, com poder de processamento crescente e menos consumo de bateria. No início do século XXI, a Apple avançou na integração do celular com uma tela sensível ao toque, o que deu início, de fato, à explosão da indústria de smartphones em todo o mundo. Diante deste contexto, analise as afirmativas a seguir: I. A primeira geração do iPhone foi lançada em 2007, no dia 29 de junho, por Steve Jobs, o ex-presidente e fundador da marca Apple Inc. II. Atualmente nos sentimentos digitais, completamente conectados, com um smartphone na mão. Assistentes digitais, internet das coisas, ou sistemas inteligentes por todos os lados comunicando entre si e com os humanos (computação oblíqua e ecologia comunicativa). III. Estamos cercados não só de pessoas, mas também de algoritmos digitais e sistemas de vigilância, na empresa, na escola, na rua, em todos os lugares. O uso do smartphone mudou a forma de utilização do dinheiro. Em muitos países, em especial os asiáticos, já se usa mais aplicativos do que dinheiro ou cartão de crédito para realizar pagamentos. Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta: Alternativas: a)Apenas a alternativa I está correta. b)Apenas as afirmativas I e II são corretas. c)Apenas as afirmativas II e III são corretas. d)Apenas a alternativa III está correta. e)As afirmativas I, II e III são corretas. 2) Com os processos de revolução digital fica claro que surgem novas concepções, novas práticas, novas ocupações nas práticas sociais e econômicas. As transformações têm origem na ascensão de setores que se torna essencial para muitas organizações: tecnológico, comunicacional, midiático, informacional e digital. Diante deste contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale 'V' para verdadeiro ou 'F' para falso: (__) Do ponto de vista de marketing, existem algumas vantagens que a internet pode oferecer às empresas, tais como: a redução de custos; possibilidade de resultados rastreáveis e mensuráveis; e alcance global. (__) Este novo contexto tecnológico traz um novo consumidor que exige das empresas novas formas de redirecionamento das estratégias de mercado e de comunicação. É importante que as organizações percebam que o atual consumidor é um indivíduo altamente informado e concomitantemente são produtores de conteúdo utilizando as ferramentas da web. (__) Embora a comunicação seja um dos pilares centrais da infraestrutura social, com o advento dos dispositivos móveis este processo ficou cada vez mais lento e inacessível por grande parte da população. Os aplicativos de mensagem instantânea pouco contribuíram para a expansão da comunicação, uma vez que poucas pessoas têm o acesso a este tipo de tecnologia digital. com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta: Alternativas: a)F - F - V. b)F - V - F. c)V - V - F. d)V - F - V. e)V - V - V. 3) Diante de um contexto tecnológica e culturalmente digital. e em meio à velocidade da comunicação e transmissão de informações necessárias em nossa atualidade, as tecnologias se destacam cada vez mais no dia a dia organizacional, bem como em nossa vida pessoal. A informação e a tecnologia da informação assumem uma importância crescente no atual contexto de negócios, pois as empresas precisam ser ágeis, flexíveis e inovadoras para atuarem em um mercado altamente competitivo e globalizado, e trabalhar com esses recursos torna-se um fator estratégico dentro das organizações, sobretudo para o desenvolvimento das principais estratégias de marketing. Diante deste contexto, analise as afirmativas a seguir: I. As tecnologias permitem que as relações com os consumidores possam ser estreitadas, por meio de websites, aplicativos de telefonia móvel, entre outros. A comunicação e a tecnologia permitem que os consumidores se manifestem sobre as empresas, marcas e produtos, como em sites de reclamações, por exemplo. II. Por meio das tecnologias, é possível disseminar a imagem pública das organizações, divulgando, por exemplo, missão, visão e valores, alinhando o público externo às estratégias das empresas. III. Os processos de comunicação no marketing contribuem para o fortalecimento das marcas, impulsionando as vendas de diferentes maneiras: "criando conscientização da marca; imprimindo a imagem da marca na memória dos consumidores; despertando opiniões ou sentimentos positivos sobre a marca; e fortalecendo a fidelidade dos clientes. - Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta: Alternativas: a)Apenas a alternativa I está correta. b)Apenas as afirmativas I e II são corretas. c)Apenas as afirmativas II e III são corretas. d)Apenas a alternativa III está correta. e)As afirmativas I, II e III são corretas.

Respostas 1

Com a explosão da indústria de smartphones e sua "necessidade" na vida das pessoas analisar a origem da sua criação é importante. Para responder essas perguntas elenco os seguintes pontos:

1 -   A alternativa I está correta, pois, em 2007, Steve Jobs disponibilizou oficialmente o primeiro iPhone do mundo nas lojas prometendo revolucionar a forma com que as pessoas se comunicariam umas com as outras, sendo assim, o principal impulsionador do mercado e do desenvolvimento de smartphones.

    A segunda e a terceira afirmativa também estão corretas, pois estamos rodeados por diversos serviços disponibilizados diretamente por intermédio de smartphones que participam de nossas vidas, facilitando diversas questões como, comunicação, segurança, praticidade, resolução de problemas e o encontro de informações nos mais diversos campos, como o educacional, financeiro, transportes e alimentício, os quais mais receberam implementações e desenvolvimento de serviços como carteiras digitais ( nu bank, picpay); uber e similares; ifood e sites de buscas, visando simplificar e alcançar objetivos com mais facilidade.

Assim, a resposta final é a alternativa E.

2- A resposta final é a alternativa C, pois às duas primeiras afirmações são verdadeiras em razão da ‘internet’ possibilitar o fluxo de informações, alcançando maiores e mais distantes públicos ao longo do globo para um produto, além de possibilidades acopladas com ferramentas digitais, como contabilizar e rastrear públicos, além de coletar e processar dados referentes ao consumidor, porém, em contrapartida, o público também tem acesso a muita informação, assim, se tornando conhecedor de vários produtos e principalmente em diversas situações, se tornando também divulgadores ou não recomendadores através de reviews e unboxings. Facilitando espalhar de maneira positiva ou negativa uma ideia, ou conceito por trás de algum produto, ou serviço.

   Por fim, a última alternativa é falsa por negar um dos principais fatores do grande sucesso da expansão das redes sociais/comunicativas e do aumento da venda de ‘smartphones’ que é, a facilidade, praticidade, custo barato e impulsionado por campanhas sociais, que com o passar dos anos recebem mais atenção para se tornar um produto cada vez mais barato, acessível, prático e inteligente, se tornando algo cada vez mais universal e indispensável atualmente.  

3- A alternativa correta é a letra E, pois, todas as afirmações são verdadeiras em relação ao ‘marketing’, venda de produtos e relação entre o público consumidor e o disponibilizador de um produto, visto que, facilita e a aplica pilares do ‘marketing’ como o planejamento que fica mais fácil, considerando a facilidade de compreender o público alvo por meio da troca de informações constantes entre as pessoas.

 Outro ponto é que as ferramentas de comunicação facilitam criar a atração por um produto,  criando uma base de público com a qual você possa trabalhar desejos, necessidades e finalmente convertê-los em fiéis consumidores que é outro pilar do ‘marketing’, a fidelização. Porém, olhando para o consumidor, as mídias auxiliam compartilhar experiências negativas com alguma empresa, produto ou serviço, assim, auxiliando e alertando sobre a incapacidade da prestação de um bom serviço por parte de alguém, gerando uma ideia de proteção da comunidade com relação a algo. Isso ocorre através de canais como o famoso reclame aqui. Assim, com a opinião dos consumidores e suas expressões, a marca se consolida ou também afunda em meio as decepções.

Sendo assim a resposta ficou:

1) E, 2) C, 3) E

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