Resposta:
Desde a primeira revolução industrial, a tecnologia se desenvolveu rapidamente, tornando-se essencial para a humanidade. Assim, como resultado, a dependência digital é introduzida não só para os jovens, mas também para todo o sistema social em meio à contemporaneidade, que por sua vez é causada pela insanidade e falta de autocontrole dos usuários. O que, por sua vez, necessita medidas sejam feitas para alterar essa realidade que pode interferir no seu bem-estar pessoal.
Diante disso, é necessário ver e analisar os motivos que levam ao abuso da tecnologia que acarretam o vício nessas ferramentas. Assim, vários estímulos encontrados nesses mecanismos podem ser citados como o principal fator do problema, esses estímulos são elaborados para manter a atenção do usuário no aparelho. Isso pode ser visto no documentário "O dilema das redes" fornecido pela plataforma Netflix, que apresenta como funcionam os algoritmos de redes sociais para prender a atenção do indivíduo em sua plataforma.
Com isso, há uma alteração no sistema psicológico dos jovens, que exageram no uso desses meios de entretenimento e comunicação sem a devida moderação, como as redes sociais e os jogos. Portanto, o sofrimento causado geralmente se reflete nas dificuldades de socialização enfrentadas por essa parcela da população, ou por crises de ansiedade e de pânico por não conseguir ficar sem utilizar esses dispositivos. Além disso, a produtividade também será afetada, levando a um baixo desempenho acadêmico, por exemplo.
Desse modo, visando a redução do índice de compulsão por essas ferramentas, é preciso a Instituição Escolar, por meio de uma disciplina que estimule a educação digital dos alunos para ajudá-los a lidar com os riscos e desafios do mundo digital.