Resposta:
O QUE SÃO ESPORTES TÉCNICOS-COMBINATÓRIOS?
Os esportes técnico-combinatórios aliam a beleza e a precisão nos movimentos, são considerados esportes individuais e coletivos, e avaliados pela plasticidade (dimensão estética) de seus movimentos e pelo seu grau de dificuldade (dimensão acrobática).
QUAL A SUA ORIGEM?
A modalidade mais conhecida dos esportes técnicos-combinatórios é a ginástica artística. Esta modalidade teve origem no século XVIII com os métodos de ginásticos europeus. É um esporte de alta complexidade no que se refere à sua aprendizagem e ao seu treinamento, pois, requer aparelhos específicos.
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA?
Ginástica artística é uma modalidade feminina e masculina que possui em sua organização interna apresentações focadas no grau de complexidade dos movimentos e na plasticidade deles com provas em equipe, individual geral e por aparelhos.
QUAIS SÃO OS ESPORTES TÉCNICOS-COMBINATÓRIOS?
São exemplos de esportes técnicos-combinatórios ginástica artística, ginástica rítmica, nado sincronizado, patinação no gelo, saltos ornamentais, skate, entre outros.
QUAIS CAPACIDADES SÃO TRABALHADAS?
Nos esportes técnico-combinatórios, são trabalhadas algumas das capacidades físicas, como força, agilidade, velocidade, flexibilidade, equilíbrio, que estão presentes nos movimentos de saltos, giros, corrida, empunhaduras, solturas, entre outros movimentos básicos, que compõem essas modalidades.
COMO SÃO AVALIADOS?
Os esportes técnicos-combinatórios são aqueles em que atletas cumprem uma rotina de movimentos e são avaliados por uma banca de juízes.
QUAIS OS OBJETIVOS?
Aqueles em que a comparação do desempenho está centrada na beleza plástica (dimensão estética) e no grau de dificuldade (dimensão acrobática) do movimento, sempre respeitando certos padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras.
QUAL É A SUA LÓGICA?
Os esportes técnico-combinatórios são aqueles cuja lógica interna está focada na qualidade do desempenho do atleta ou de um grupo, na busca pelos movimentos perfeitos, os quais são previamente determinados por manuais e códigos de pontuação. Nesses esportes não ocorre interação entre os adversários.
QUAIS MOVIMENTOS SÃO OBRIGATÓRIOS?
Nessas modalidades o atleta deverá construir sua apresentação, elencando movimentos que são obrigatórios, com movimentos de escolha técnica dele e de seu técnico, junto de organização técnica e estratégia, lembrando que esses movimentos devem conter um grau de dificuldade na sua realização. Após a escolha dos movimentos e de muito treinamento, o atleta tem definida a sua apresentação.
QUAL(QUAIS) É(SÃO) O(OS) PRÉ-REQUISITO(S) PARA PRATICA-LO?
Durante a execução de uma apresentação, o atleta alia movimentos de diferentes graus de complexidade com leveza e fluidez, ou seja, os movimentos dos atletas necessitam ter plasticidade.