Resposta:
Cada vez mais, a tecnologia está acessível a usuários leigos, e com isso, ficou mais fácil fazer boas fotografias. Hoje em dia, a câmera do Smartphone tem uma boa resolução e as câmeras semi profissionais têm preços mais acessíveis, com bastante qualidade e sem exigir muito conhecimento e técnica. Além dos inúmeros aplicativos para edição de fotos, que possibilitam resultados incríveis e que às vezes são melhores dos que muitos trabalhos de fotógrafos profissionais.
Nos smartphones por exemplo, tem opção de foco seletivo, antes, apenas com lentes profissionais e uma boa tecnica era possível desfocar o fundo, hoje o smartphone também tem esse recurso.
Apesar de ser cada vez mais comum ver smartphones com capacidade de tirar boas fotos e de qualidade, é também notório que a utilização desses equipamentos, é algo mais improvisado e em situações mais cotidianas, habituais e não para um trabalho profissional ou com a qualidade devida para as pessoas que realmente gostam de fotografia.
O fotógrafo deve encarar esse novo cenário como um grande desafio profissional, e ter como objetivo se destacar cada vez mais para que não possa se igualar a nenhum fotógrafo amador. O profissional precisa estar cada vez mais antenado para surpreender o seu cliente que também está cada vez mais exigente.