18. De quantas maneiras diferentes é possível pintar a figura, de modo que cada uma das regiões seja pintada apenas com a cor azul, verde ou preta e que regiões cujas bordas possuem um segmento em comum não sejam pintadas com a mesma cor? E A) 150 B) 120 C) 100 D) 108 68
1) Os versos do poema que expressam o significado da expressão “espantar a tristeza”, presente no título do texto, é *
1 ponto
(A) “Vá para o meio da rua / E plante bananeira"
(B) “Depois estique os braços / Apanhe a primeira estrela"
(C) “E mande a tristeza / Pra longe, pro outro lado"
(D) “E procure o melhor amigo / Para um longo e apertado abraço"
A classificação de órgãos linfoides primários e secundário está relacionado ao que acontece neles. Existe uma complexidade quando falamos no sistema imunológico. Órgãos, células, proteínas produzidas, tudo para defender o corpo humano. Sobre eles podemos dizer: I - Órgãos linfoides primários como a Medula óssea e o timo são produtores de linfócitos e responsáveis pela maturação dos mesmos. Não dar para viver sem medula óssea. II- A medula óssea vermelha é encontrada nos ossos longos, ela não é o osso, está dento e tem o tecido hematopoético,e produz todos os tipos de leucócitos. Aqui acontece a maturação dos linfócitos B. III- É no timo, órgão linfoide primário, bastante desenvolvido na infância, onde ocorre a maturação dos linfócitos T. IV- O apêndice vermiforme é um órgão linfoide secundário. Tem a sua importância mas podemos viver sem ele. Lá tem muitos glóbulos brancos ( linfócitos T) para equilibrar a microbiota intestinal e matar as bactérias produtoras de vitaminas K e as do complexo B . V- Toncilas palatinas( Amigdalas e adenoides)são importantes na defesa primária das vias aéreas superiores, do que vem pelo ar e do que se come. VI - Baço local de armazenamento de linfócitos, monócitos e hemácias. Destrói as hemácias velhas. Local de produção intensa de anticorpos e por isso faz parte dos órgãos linfoides primários. * as alternativas estão corretasApenas as alternativas II_ IV e VI estão corretas.As alternativas I_ III_ VI estão corretas.As alternativas I _ II _ IV estão corretas.Apenas as alternativas I_ II _ III e V estão corretas.
Sobre os órgãos linfoides, apenas as alterantivas I, II, III e V são corretas.
Órgãos linfoides primários e secundários
A medula óssea e o timo são órgãos linfoides primários, e não é possível viver sem qualquer medula óssea, pois ela produz os elementos figurados do sangue, que são centrais para a sobrevivência. Portanto, a afirmativa I é correta.
A maturação dos linfócitos B ocorre na medula óssea e ela produz os elementos figurados do sangue. Assim, a afirmativa II é verdadeira.
O timo é um órgão linfoide primário relacionado com a maturação dos linfócitos. Seu tamanho é bem mais significativo na criança. Portanto, a afirmativa III é correta.
O apêndice vermiforme tem células do sistemaimune com importante atuação no controle da microbiota local, mas ele não é considerado um órgão do sistema imune propriamente dito. Portanto, a afirmativa IV é incorreta.
As tonsilas são importantes para a defesa primária das vias aéreas, pois são órgãos linfoides imunologicamente reativos, que produzem anticorpos específicos e atividade de células B e T em resposta a uma variedade de antígenos, desempenhando funções de imunidade humoral e celular. Assim, afirmativa V é correta.
O baço é um órgão linfoide secundário, portanto, a afirmativa VI é falsa.
1. Marque a alternativa correta a respeito da Terceira lei de Newton. a) A força normal é a reação da força peso. b) A força de ação é sempre maior que a reação. c) Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade e sentido. d) Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade, mas sentido oposto. 2. Relacione as três leis de Newton com os respectivos enunciados. (1) 1 lei de Newton. ( ) Determina que a força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração do corpo. (2) 2 lei de Newton ( ) Enuncia que a toda ação existe uma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto. ( ) Indica que um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou em movimento, a menos que uma força resultante passe a atuar sobre ele. (3) 39 lei de Newton