No artigo 3° do Código de Ética do Conselho Federal de Economia constam os princípios e valores éticos que pautarão a conduta do economista, são eles:
honestidade, trabalho, justiça social, liberdade, fraternidade, humanidade, e compromisso com o desenvolvimento profissional e intelectual da pessoa humana e com o progresso da sociedade.
(Elaborado pelo professor, 2021).
Com base nessa norma e nos seus conhecimentos sobre ética profissional, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa que descreve um caso de transgressão aos princípios contidos no código de ética do COFECON.
Alternativas
Alternativa 1:
Pugnar por solução técnica que assegure a preservação do meio ambiente ou do equilíbrio ecológico.
Alternativa 2:
Não propor nem defender posição ou benefício de cunho ilícito, abusivo ou anti-social em favor da Categoria.
Alternativa 3:
Orientar o cliente, de preferência documentado, com dados, informações e elementos objetivos, que facilitem a tomada de uma decisão consciente.
Alternativa 4:
Não se manifestar em contraponto a produção e divulgação de notícias ou informações tendenciosas ou inverídicas, quando não fizerem parte do seu cargo ou função.
Alternativa 5:
Guardar sigilo sobre as informações técnico-econômicas privativas a que tiver acesso, sobretudo quanto ao uso indevido de informações privilegiadas, em detrimento dos interesses do País e da sociedade.
Explique a importância do uso do Aplicativo E-mail
↵Eu sei o que é moral apenas quando você se sente bem após fazê-lo e o que é imoral é quando você se sente mal após.
Ernest Hemingway. Death in the afternoon. (1932)
A frase acima de Hemingway compartilha a sensação que muitos possuem após optar por uma fala, ação ou decisão, que, frequentemente, surge quando se pensa no julgamento dos demais. É nesse momento, que a ideia de moral vem à tona. Entretanto, afinal, o que é moral? Historicamente, a questão da moral é tema de debate em todas as áreas do conhecimento, sendo, um assunto essencialmente da filosofia. Nesse sentido, a filosofia, desde a Grécia antiga, mobiliza-se, em torno, da discussão sobre os conceitos e características da moral, de maneira geral.
(Elaborado pelo professor, 2022).
Assinale a alternativa que descreve corretamente aspectos da moral.
Alternativas
Alternativa 1:
A moral é invariante, os aspectos normativos da sociedade são universais, assim, não existe influência da cultura quando se trata de moral.
Alternativa 2:
Refere-se ao conjunto de regras e normas sobre as condutas dos indivíduos que organiza as relações sociais, influenciando nos aspectos do ordenamento social.
Alternativa 3:
A moral deixa de existir quando os arranjos sociais históricos são alterados e a forma de compreender o mundo muda.
Alternativa 4:
Não há caráter histórico da moral, ela não se altera no decorrer do tempo. Assim, a moral de uma sociedade tem que ser a mesma durante todo a sua história, senão, gera o caos social e a desordem.
Alternativa 5:
A moral baseia-se nas regras e normas que nasceram naturalmente com os indivíduos, ou seja, o que é da essência do ser humano.
Imagine a seguinte situação:
Júlia é professora de Educação Física na cidade em que reside. Ela é a responsável por organizar a maior parte do evento denominado “Festival de Danças do Mundo”. Para o festival acontecer, é necessário que outros professores e funcionários da escola também auxiliem no processo.
Acerca disso, analise as etapas de definição de recursos humanos que devem ser utilizadas em um evento:
I. Para formar uma força de trabalho, é preciso identificar o número de funcionários, professores, voluntários, entre outros, que irão auxiliar no evento.
II. É necessário organizar o número de alunos que irão participar das atividades, bem como o número de pais que irão assistir as apresentações.
III. As tarefas direcionadas à criação, realização e término do evento devem ser identificadas.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III.
Alternativa 5:
I, apenas.