Resposta:
O gás carbônico faz parte dos chamados gases de efeito estufa. Esses são responsáveis por garantirem que a Terra permaneça aquecida e, consequentemente, que a vida exista nela. Como sabemos, a radiação solar incide em nosso planeta, sendo parte dela refletida de volta para o espaço e outra parte absorvida por ele.
Explicação:
Como falado, a Terra só possui vida graças à presença desses gases, que permitem que a temperatura do planeta seja ideal para o seu desenvolvimento. Entretanto, nos últimos anos, tem-se observado o aumento crescente na concentração de gás carbônico na atmosfera e o consequente aumento da temperatura terrestre. Apesar de haver discussões sobre o tema, grande parte dos pesquisadores acredita que esse aumento da temperatura tem relação com as ações humanas.
O aumento da temperatura da Terra, conhecido como aquecimento global, é responsável por desencadear uma série de mudanças no planeta. Dentre suas consequências, podemos citar o derretimento das geleiras, o aumento do nível do mar, a extinção de várias espécies, o aumento da quantidade de chuvas em algumas regiões e os longos períodos de estiagem em outras.
Resumo do ciclo do carbono
O carbono é um elemento essencial para os seres vivos, uma vez que faz parte da estrutura das moléculas orgânicas.
O gás carbônico é utilizado para alguns organismos realizarem a fotossíntese.
O gás carbônico é um gás do efeito estufa.
O carbono é encontrado nos seres vivos, atmosfera, ambientes aquáticos, solo e rochas.
O ciclo do carbono envolve o ciclo geológico e o ciclo biológico.
Entre os processos realizados pelos seres vivos, que são essenciais para o ciclo do carbono, estão a fotossíntese, respiração e decomposição.
O efeito estufa é fundamental para o desenvolvimento de vida no planeta.
O aquecimento global é uma acentuação do efeito estufa. Esse aquecimento está relacionado com derretimento de geleiras, aumento do nível do mar, extinção de espécies, entre outros problemas.