1.As abelhas utilizam a colmeia para abrigar sua progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas sociedades construídas em apiários. Uma colmeia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias).
2.Na sociedade das abelhas há três classes sociais: Rainha, zangão e operária. A rainha é a única fêmea fértil da colmeia, enquanto que a operária é estéril; dessa forma, a rainha tem o papel de reprodução e é responsável por colocar todos os ovos dos quais se originarão os demais indivíduos.
3.Pois é, as abelhas constroem os favos de mel em formato de círculo e os colocam lado a lado, nas chamadas “fileiras”, onde ficam o pólen e o mel. Com o calor gerado por todo esse trabalho das abelhas-operárias, os círculos de mel derretem-se, dando origem ao conhecido padrão hexagonal dos favos.
4.O mel é um alimento doce e natural, produzido pelas abelhas, a partir do néctar que elas coletam das flores e o transformam neste líquido viscoso que conhecemos. A depender da florada e das condições climáticas sua composição pode variar em aspecto, cor e sabor.
5.Ocasionalmente, quando a colmeia está muito populosa, a abelha rainha – acompanhada de outros indivíduos – abandona seu grupo e voam procurando um novo lar. O grupo é normalmente visto formando um enxame no céu.