4. Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa falsa: A) Seja X uma variável aleatória discreta e P(X) sua função de probabilidade. Podemos escrever que Σ₂ P(X=2) = 1. B) A função de distribuição de probabilidade de uma variável discreta é contínua à direita. C) Podemos interpretar P(a < X < b) como a área sob o gráfico de f(x) que corresponde ao intervalo [a,b]. D) Seja X uma variável aleatória contínua, P(X=x)=0, VX E) Podemos obter F(x) derivando f(x) com respeito a x.
Os terminais de contêineres são, em princípio, instalações de trânsito facilitado na interface entre o transporte aquaviário e terrestre. Os contêineres desembarcados devem continuar o seu percurso até o destinatário logo após sua chegada ao terminal. Segundo BALLOU (2010), o contêiner padrão é um equipamento transferível a todos os modais de transporte de superfície, exceto o dutoviário. E essa característica permite a inserção em um sistema intermodal, proporcionando a movimentação mais rápida da carga, reduzindo os riscos de danos e avarias e maximizando o rendimento operacional. Tomando como referência as informações sobre cargas conteinizadas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) Tipo de veículo empregado nas dependências portuárias para execução dos serviços de transportes, empilhamento e desempilhamento de cargas. ( ) O termo TEU representa uma unidade equivalente de 20’ (pés). A capacidade de carga do navio é contada por essa unidade. ( ) Grande caixa, de dimensões e outras características padronizadas, para acondicionamento da carga geral a transportar, com a finalidade de facilitar o seu embarque, desembarque e transbordo entre diferentes meios de transporte. ( ) O transporte de cargas em contêineres estabeleceu um sistema de unitização de cargas, melhorando o processo de carregamento e descarregamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. Alternativas: a) V – F – V– F. b) V – F – V – V. c) F – F – V – V. d) V – F – F – V. e) F – V – V – V.
Talvez a maior força combativa ao etnocentrismo e a qualquer tipo de preconceito seja o estudo. O incentivo ao estudo e o investimento em educação são as principais armas para combater-se, gradativamente, o preconceito enraizado na cultura de um povo.