O SILÊNCIO
Eu sou professora. Meu nome é Giovana, dou aula a muitos anos, entretanto comecei a dar aula em outro colégio recentemente. Dou aula pela manhã e a tarde. Sou brasileira e moro em um apartamento.
Esse ano retomamos a aulas presencias e peguei turmas maravilhosas, porém tem uma turma que é muito quieta. A turma 9 A. Isso pode ser normal, contudo enquanto conversava com as professoras mais antigas ela me disseram que eles eram muito bagunceiros. Eles poderiam ter amadurecido? Talvez, todavia meus instintos me diziam te tinha algo de errado.
Certa vez enquanto estava fazendo a pausa quando ouvi um grupo de alunos da 9 B conversando dizendo que a minha turma que eu acho quieta estava olhando o celular na hora da prova. Fiquei abismada. Talvez fosse mentira, mas não podia deixar de lado o pensamento de que eles poderiam estar colando na prova. Até que eu tive uma brilhante ideia.
Chegou o de uma prova de biologia e poderia fazer finalmente fazer um teste:
-João E Isabela entreguem as provas.
No meio da prova eu desliguei a luz e a maioria dos alunos estavam com o rosto iluminado o que significava que eles estavam mexendo no celular. E disse:
- Eduarda, Matheus, Lorenzo, Rafaela, Luiz, Julia, Vitor, Fernanda, Charles, Manuela, Antônio, Lauren e Luiza Para a coordenação.
E assim eu consegui descobrir porque eles estavam tão quietos. Tinham medo de que se manifestassem eu desconfiaria de algo. O que importa é que os alunos que colaram foram punidos e os que foram bem se colar ganharam uma recompensa.