Este texto e algumas questões relativas a ele são referentes a relato da vida dos camponeses e a taxa de colheita, porquanto, discorreremos sobre.
Taxa pelo trigo ou pela existência camponesa?
Deixaremos as questões sublinhadas junto às respostas para que se torne mais fácil a compreensão.
a) Dê um título ao texto.
Um título apropriado, poderia ser "taxa pelo trigo ou pela existência camponesa?"
b) Transcreva o trecho do texto que registra abuso de autoridade na cobrança de impostos.
No trecho "o camponês é espancado sem dó nem piedade" indica a indiferença à vida do camponês, visto que o escriba só está pensando na taxa a ser cobrada.
c) Qual o assunto principal do texto?
A miséria da vida camponesa, financeira e socialmente, visto que viviam para trabalhar e ainda assim, não era o suficiente para pagar os impostos, visto de de má sorte, ainda eram roubados ou seus meios de trabalho, adquiridos por empréstimo, não perduravam nem ao menos em integridade.
d) Com base no que você leu no capítulo e neste texto, compare a vida do camponês à do escriba.
Enquanto o escriba tem um servo, o camponês vem a ser o servo de um servo de um servo, visto que é subjugado pelo servo de um escriba que é servo de um estado cobrador de impostos.
Texto na íntegra:
O texto a seguir foi retirado de uma obra literária escrita durante o Médio Império. Deixa que te recorde o estado miserável em que fica o camponês quando chegam os funcionários que vêm fixar a taxa da colheita [...]. O trigo que estava na eira desapareceu, os ladrões levaram-no. Não pode pagar o que deve pelos bois que pediu emprestado. Além disso, os bois morreram de tanto lavrarem e debulhar. E o escriba já atraca à margem do rio para calcular o imposto sobre a colheita, com um grupo de servos armados de bastões [...] com ramos de palmeira. Dizem: “Mostra-nos o trigo!”. Mas não há trigo e o camponês é espancado sem dó nem piedade [...].
Para lermos mais sobre o médio império, podemos acessar: https://brainly.com.br/tarefa/44697754
#SPJ4