Resposta:
Resumo do processo de Independência do Brasil
O marco da independência brasileira é o grito do Ipiranga, que aconteceu em 7 de setembro de 1822 e foi realizado por d. Pedro I.
A partir de 1808, diversas mudanças foram implementadas no Brasil por causas da transferência da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, como a abertura dos portos e a elevação do Brasil à condição de reino.
A Revolução Liberal do Porto de 1820 deu início ao processo de separação de Portugal do Brasil pela divergência de interesses existentes.
Após o retorno de d. João VI para Portugal, d. Pedro ficou no Brasil como príncipe regente.
A intransigência dos portugueses na relação com os brasileiros contribuiu para o distanciamento e fortalecimento do movimento de independência.
No Dia do Fico, d. Pedro comprometeu-se a permanecer no Brasil.
Após o grito de independência, houve guerras de independência em algumas partes do Brasil.
D. Pedro foi aclamado e depois coroado imperador do Brasil, tornando-se d. Pedro I e iniciando o Primeiro Reinado.
2:Napoleão Bonaparte foi um militar que ganhou prestígio ao liderar tropas francesas na luta contra as forças contrarrevolucionárias que procuravam pôr fim à Revolução Francesa. Tornou-se cônsul da França por meio de um golpe, realizado em 1799. Em 1804, autocoroou-se imperador.
Napoleão tinha a consciência da importância da unificação do Direito Privado, tanto que se empenhou com firmeza para a elaboração do Código Civil francês, nomeando uma comissão para a sua confecção, tão logo assumiu o poder.