4. Durante uma campanha para promover ações que devem ser realizadas com o objetivo de garantir a sustentabilidade no ambiente escolar, dois estudantes formularam diferentes propostas para utilizar de maneira mais consciente a energia elétrica no colégio. No quadro a seguir são apresentadas as propostas elaboradas por esses estudantes.
Proposta A Desligar 2 das 6 lâmpadas de cada uma das 10 salas do colégio durante as 6 horas de aula diárias. As lâmpadas utilizadas têm potência de 15W cada.
Proposta B
Retirar da tomada os computadores e projetores presentes no colégio, assim que o uso for finalizado. Ao todo o colégio possui 60 desses equipamentos que consomem diariamente 0,05 kWh cada.
Ao final da campanha, a direção do colégio escolherá as melhores propostas. No campo da energia elétrica, será selecionada a que apresentar solução que viabilize maior redução no consumo energético da escola. A energia consumida pela utilização de uma lâmpada pode ser calculada pela equação a seguir:
= × t
em que E é a energia consumida, P a potência e Δt o intervalo de tempo de utilização do equipamento.
Com base nas informações apresentadas e em seus conhecimentos, responda:
a) Qual valor de energia, em kWh, será economizado por dia, caso a escola decida adotar a proposta A?
b) Qual valor de energia, em kWh, será economizado por dia, caso a escola decida adotar a proposta B?
c) Qual das propostas provavelmente será escolhida pelo diretor?
A) Eel = P . tCada lâmpada possui 15W cada. Logo:6 . 15 = 90Desligou 2 = 60WB) 60 . 0,05 = 3kWhLevando em consideração:3kWh < 60W3 kWh —> W = 3000W3000W > 60WC) o diretor escolheu a proposta A.
Resposta: o foco narrativo e mostra que Os personagens chegam na terra de Péricles e começam a ver como tudo era diferente antigamente. As roupas, as comidas e os sapatos. Conhecem Ágora, um lugar para fazer votação e discutir filosofia, e também Fídias, o maior escultor de todos os tempos.