Resposta:
1) Bactérias nitrificantes participam do ciclo do nitrogênio utilizando energia química, fixando nitrogênio através da oxidação de íons amônio (NH₄⁺) em íons nitritos (NO₂⁻) e depois em nitratos (NO₃⁻). Estes íons podem ser absorvidos diretamente pelas plantas, e o nitrogênio neles contido é utilizado na síntese de nucleotídeos e aminoácidos.
2) O Ciclo do Carbono inicia-se com a fixação de carbono por organismos autotróficos, principalmente por fotossíntese. Nesse processo, o carbono de moléculas de CO₂ do meio, é usado para síntese de moléculas orgânicas que ficam disponíveis para os produtores e, através da cadeia alimentar para consumidores e decompositores.
Explicação:
1) Nessas reações, bactérias dos gêneros Nitrosomonas ou Nitrobacter transformam íons amônio em nitrito e as nitrobactérias dos gêneros Nitrobacter ou Nitrococcus transformam os íons de nitrito em nitrato. Uma vez que esses íons são absorvidos pelas plantas, estas são ingeridas por animais (consumidores primários). O nitrogênio retorna ao ambiente por meio da excreção ou quando morrem e são decompostos.
2) Em ambos os ciclos, nitrogênio e carbono são incorporados (fixados) aos tecidos das plantas e posteriormente incorporados a teia alimentar. No ciclo do nitrogênio, a participação das bactérias nitrificantes é essencial, enquanto que no ciclo do carbo a fixação dá-se através do processo fotossintético. O CO₂ retorna ao ambiente por meio da respiração, fermentação, decomposição e queima de combustíveis fósseis. Já o nitrogênio é reincorporado ao ambiente pela ação de bactérias desnitificantes.