A avaliação na educação infantil deve permitir acompanhar e registrar as situações/experiências vividas no cotidiano dos bebês e crianças, em relação a si mesmas, enquanto sujeitos e coautoras de seu desenvolvimento. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 destaca no artigo 31, que a avaliação na educação infantil deve ocorrer “mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. LDB nº 9394/1996. Disponível em: . Essa concepção de avaliação “se efetiva por meio de uma sistematização de registros significativos dos fazeres vividos pelas crianças, [...] permite uma reflexão permanente sobre as ações e pensamentos das crianças. Esses registros são considerados documentação pedagógica”. SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares. Orientação Normativa nº 01/13. SP: SME/SP: 2014 p. 23. Disponível em: . Corroborando com esta premissa, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI – (2009) formalizam que as creches e pré-escolas devem planejar maneiras de avaliar, que permitam acompanhar o trabalho pedagógico realizado e a avaliação do desenvolvimento das crianças. Considere as possibilidades que, de fato, evidenciam a avaliação na educação infantil e escolha a alternativa correta. Selecione uma alternativa: a) A sistematização dos registros precisa ser composta de instrumentos que permitam acompanhar as crianças em seus percursos de aprendizagens, assumindo diferentes formas. b) O educador deve ter o olhar atento para observar e realizar os registros, para isso, deve apoiar-se em um rol de expectativas para as crianças da faixa etária em que atua. c) O registro deve revelar a maneira como o educador ou educadora planejou as práticas, o que permite comparar como as crianças estão se desenvolvendo. d) Os registros considerados documentação pedagógica podem pautar-se na observação da criança, sua adaptação ao conjunto de padrões. e) Para a sistematização dos registros, desconsideram-se as fotografias, filmagens e gravação de falas dos bebês e crianças.

Respostas 2

Resposta: Letra a

Explicação:

a)

A sistematização dos registros precisa ser composta de instrumentos que permitam acompanhar as crianças em seus percursos de aprendizagens, assumindo diferentes formas.

A avaliação na Educação Infantil está associada a uma série de fatores, que estejam em conformidade com a sistematização de registros, permitindo o acompanhamento mais direcionado conforme suas aprendizagens (Alternativa A).

A avaliação na Educação Infantil apresenta dimensões diferentes que devem ser consideradas por educadores mais especialistas.

Estas dimensões envolvem métricas menos aprofundadas, por se tratar de crianças com menos maturidade intelectual, mas ao mesmo tempo, devem preconizar um melhor acompanhamento, fornecendo mais segurança educativa aos alunos.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/34600222

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