O professor precisa ter a clareza de que trabalhar com a musicalização de crianças vai além de utilizar algumas músicas para alegrar o ambiente, prepará-las para o lanche/higiene ou apresentar numa comemoração da escola. A musicalização das crianças depende do professor para criar, conduzir e aproveitar os momentos lúdicos. Dessa forma, sobre alguns aspectos que devem ser observados pelo professor para que a musicalização na Educação Infantil seja eficiente, analise as sentenças a seguir: I- As atividades devem ser mensais, com duração de uma hora. II- As canções são importantes no processo de musicalização porque reúnem ritmo, melodia, forma, harmonia, tempo, dinâmica e, principalmente, ação, pois as crianças, ao ouvirem as canções, logo começam a balançar e inventar gestos. III- A música deve ser diferenciada de instrumento musical. Não é só o tocar instrumento que é música: o cantar, o cantarolar, o assobiar, o estalar de dedos, entre outros devem ser considerados também como música. IV- O desenvolvimento do senso rítmico musical e a audição compreendem os níveis sensorial e rítmico-melódico. V- Deve-se proporcionar a valorização do silêncio como forma até de criar o hábito de ouvir. Assinale a alternativa CORRETA: A) As sentenças I, III, IV e V estão corretas. B) As sentenças I e II estão corretas. C) As sentenças I, III e V estão corretas. D) As sentenças II, III, IV e V estão corretas.

Respostas 2

Resposta:

D) As sentenças II, III, IV e V estão corretas.

Explicação:

Dessa forma, Mársico (1982, p. 87) apresenta

alguns aspectos que devem ser observados pelo professor, para que a musicalização

na Educação Infantil seja eficiente:

•as atividades devem ser diárias, com duração de 20 minutos;

•as canções são importantes no processo de musicalização porque

reúnem ritmo, melodia, forma, harmonia, tempo, dinâmica e,

principalmente, ação, pois as crianças, ao ouvirem as canções, logo

se põem a balançar e inventar gestos;

•a música deve ser diferenciada de instrumento musical. Não é só o

tocar instrumento que é música: o cantar, o cantarolar, o assobiar,

o estalar de dedos, entre outros, devem ser considerados também

como música;

•o desenvolvimento do senso rítmico musical e a audição

compreendem os níveis sensorial e rítmico-melódico;

•deve-se proporcionar a valorização do silêncio como forma até de

criar o hábito de ouvir;

•proporcionar a identificação dos sons: de onde vêm, quais suas

direções. A percepção musical está muito ligada ao desenvolvimento

da percepção também no que se refere à identificação de qual som se

está ouvindo, se é voz, instrumento, ruído etc.;

•referenciar os atributos do som: altura, intensidade, duração, timbre.

Resposta:

D) As sentenças II, III, IV e V estão corretas.

Explicação:

Corrigido pelo Ava...

II- As canções são importantes no processo de musicalização porque reúnem ritmo, melodia, forma, harmonia, tempo, dinâmica e, principalmente, ação, pois as crianças, ao ouvirem as canções, logo começam a balançar e inventar gestos.

III- A música deve ser diferenciada de instrumento musical. Não é só o tocar instrumento que é música: o cantar, o cantarolar, o assobiar, o estalar de dedos, entre outros devem ser considerados também como música.

IV- O desenvolvimento do senso rítmico musical e a audição compreendem os níveis sensorial e rítmico-melódico.

V- Deve-se proporcionar a valorização do silêncio como forma até de criar o hábito de ouvir.

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