Av2 - Relações Interpessoais e Administraçao de Conflitos 1) A gestão escolar democrática é parte da narrativa dos educadores de modo geral e dos programas educacionais, tanto na esfera pública quanto na esfera privada. Nas falas e nos escritos educacionais não há quem seja a favor de uma escola autoritária ou de programas que atentem contra princípios como a autonomia, a liberdade e o protagonismo dos estudantes. No entanto, apesar de esse discurso ser corrente e estar bem consolidado no campo educacional, as práticas no ambiente escolar nem sempre correspondem a esse ideal. O fato é que a gestão escolar democrática ainda desafia os diretores de escola em todo o país. Neste contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) A escola é uma organização social que se destina à formação de indivíduos que interagem socialmente. ( ) A gestão democrática é caracterizada pela presença de um líder que procura tomar o máximo de decisões sem consultar outras pessoas que fazem parte do contexto, mantendo o controle e evitando delegar tarefas ( ) A escola se caracteriza por ser um espaço de formação do indivíduo em que há interação social constante. ( ) A gestão democrática é caracterizada pela participação da comunidade escolar no processo decisório, estabelecendo espaços de discussão – como os conselhos escolares ( ) A gestão autocrática é caracterizada por promover relacionamentos horizontais, com igualdade de poder. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Alternativas: a) V – F – V – V – F. b) F – F – V – F – F. c) V – V – F – F – V. d) F – V – V – F – V. e) V – F – F – V – F. 2) “Com essas posturas, o gestor proporciona um clima autocrático de trabalho, de desconfiança, de vigilância e de controle coercitivo que não estimula ninguém a trabalhar. Portanto, com essas atitudes o homem tende, naturalmente, responder com desmotivação, alienação, desencorajamento, com pouco esforço pessoal e baixa produtividade.” Com relação ao modelo autocrático de gestão escolar, no que concerne as suas principais características, analise o trecho a seguir: O gestor ____________ terá preferência por manter controle sobre os processos, mantendo a equipe ____________ aos seus mandos e desmandos, cristalizando decisões, técnicas ou não, importantes em suas mãos. Na medida em que a ____________ de decisões na mão de um indivíduo cresce, a equipe escolar fica dependente, inibindo o desenvolvimento da ____________ e a participação de professores, pais e estudantes nos processos decisórios da escola. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Alternativas: a) autocrático / valorizada / descentralização / economia. b) autocrático / subalternizada / descentralização / pedagogia. c) autocrático / subalternizada / centralização / autonomia. d) burocrático / subalternizada / descentralização / autonomia. e) teocrático / valorizada / concentração / pedagogia. 3) “No que se refere ao poder, direito e verdade, sob a análise de Foucault, existe um triângulo em que cada item mencionado (poder, direito e verdade) se encontra nos seus vértices. Nesse triângulo, o filósofo vem demonstrar o poder como direito, pelas formas que a sociedade se coloca e se movimenta, ou seja, se há o rei, há também os súditos, se há leis que operam, há também os que a determinam e os que devem obediência” Agora, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) As categorias poder, direito e verdade são reconhecíveis apenas em países com regimes monárquicos. b) Há relações interpessoais na sociedade brasileira que não são constituídas por princípios éticos. c) A vivência em sociedade e as relações pessoais presentes na mesma acarretam em múltiplas relações de poder e de obediência, que devem estar pautadas na ética e na justiça. d) A sociedade não pressupõe a existência de múltiplas relações de poder. e) Ética e justiça não são categorias que se relacionam no estabelecimento de poder na sociedade.

Respostas 2

Resposta:

1. a) V – F – V – V – F.

2. c) autocrático / subalternizada / centralização / autonomia.

3. c) A vivência em sociedade e as relações pessoais presentes na mesma acarretam em múltiplas relações de poder e de obediência, que devem estar pautadas na ética e na justiça.

4. b) F – F – V – F – F.

5. e) As asserções I e II são proposições falsas.

Explicação:

1. (V) A escola é uma organização social que se destina à formação de indivíduos que interagem socialmente.

(V) A escola se caracteriza por ser um espaço de formação do indivíduo em que há interação social constante.

(V) A gestão democrática é caracterizada pela participação da comunidade escolar no processo decisório, estabelecendo espaços de discussão – como os conselhos escolares

Resposta: da Av2 - Relações Interpessoais e Administraçao de Conflitos

1. a) V – F – V – V – F.

2. c) autocrático / subalternizada / centralização / autonomia.

3. c) A vivência em sociedade e as relações pessoais presentes na mesma acarretam em múltiplas relações de poder e de obediência, que devem estar pautadas na ética e na justiça.

4. b) F – F – V – F – F.

5. e) As asserções I e II são proposições falsas.

Explicação:

Corrigida pelo AVA em 09/10/2022

Você sabe a resposta? Adicione-a aqui!

Can't find the answer?

Log in com Google

ou

Esqueceu sua senha?

Não tenho conta, e quero Registre-se

Escolha um idioma e uma região
How much to ban the user?
1 hour 1 day 100 years