A autoavaliação é pouco usada pelos professores, justamente, porque em suas concepções e práticas avaliativas prevalecem as formas tradicionais de transmissão do conhecimento; porque a avaliação é associada ao fechamento de uma unidade de ensino ou disciplina, sem a preocupação com o processo de aprendizagem do aluno; e, porque não visa desenvolver a autonomia do aluno para que ele próprio se posicione frente à construção de sua aprendizagem e, consequentemente, a reelaboração do conhecimento necessário e significativo para sua prática. Outra dificuldade de se fazer uma avaliação formativa é a crítica que professores e alunos fazem pela “falta de rigor” nos processos avaliativos.   NEVES, Isabel Cristina, VALENTINI, Maria Terezinha Pacco. Avaliação da aprendizagem como possibilidade de aprendizagem: o que dizem os professores das Licenciaturas? Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2016.   Em relação ao contexto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.   I. “Os estudantes e professores, diante da invenção da educação libertadora, e de si mesmos, podem achar tão estranho serem eles mesmos os responsáveis por seu estudo que pensam que falta rigor à abordagem dialógica” (FREIRE; SCHOR, 1986, p. 52),   PORQUE   II. O diálogo, a princípio, não pressupõe uma estrutura pré-estabelecida. Já que é um processo libertador, requer a liberdade necessária, sem uma condução pedagógica.     Referência: FREIRE, P.; SCHOR, I. Existe estrutura e rigor na educação libertadora? As classes dialógicas tornam iguais os professores e os alunos? IN: Medo e ousadia – o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. A respeito dessas asserções, assinale a opção que ilustra, corretamente, princípios que foram discutidos pela Pedagogia de Paulo Freire. Alternativas: a) As asserções I e II são proposições falsas. b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. ​

Respostas 2

A educação libertadora proposta por Paulo Freire segue preceitos básicos, os quais estão associados à necessidade de criação de autoconhecimento e senso crítico, ao mesmo tempo em que exige condução pedagógica (Alternativa C).

Para isso, os educadores devem ter capacidade de compreender os preceitos básicos da educação libertadora, em uma proposta de valorizar o aluno, dando liberdade de pensamento e estimulando o diálogo entre os agentes.

Resposta:

c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Explicação:

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