Resposta:
Com o objetivo de compreender a letra da música. É necessário entender o conflito belicoso da Guerra Fria, entre os blocos capitalistas e socialistas : Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Esta disputa entre capitalistas e socialistas se refletiu em diversos guerras (Córeia, Vietnã, Afeganistão, Etc), provocando estabelecimento de ditaduras (por parte dos estadunidenses) e movimentos revolucionários (por parte dos soviéticos) . A Guerra do Vietnã foi uma delas. Iniciada em 1955, só terminou vinte anos depois, com muitas perdas humanas (aproximadamente dois milhões de vietnamitas e 58.000 norte-americanos mortos, além dos milhares feridos). Gerou, porém, um grande movimento pacifista em todo o mundo, sobretudo nos Estados Unidos, com movimentos sociais amplos, retratados em diversas expressões e linguagens. Foi a primeira guerra completamente televisionada da História e este fato gerou o questionamento sobre a validade da interferência norte-americana no Vietnã.
A barbárie capitalista foi exposta na sua face nua e crua. Os EUA apelaram para armas mais letais e de longo alcance, tais como: o agente laranja que contaminava as plantações e desmatava as florestas e as bombas incendiárias, como o napalm. Estes armamentos afetaram sobretudo os civis vietnamitas, causando muita destruição e morte.
Apesar da desigualdade de recursos, os vietnamitas resistiram aos ataques norte-americanos e seu poderio bélico e tomaram Saigon, capital do Vietnã do Sul. Este evento determinou a derrota dos Estados Unidos, que retiraram suas tropas, e a subsequente unificação do norte e sul, formando a República Socialista do Vietnã.
Explicação:
Mandado foi ao Vietnã, Lutar com vietcongs ( membros da Frente Nacional de Libertação, ligada ao governo do Vietnã do Norte)
Cantava viva à liberdade, Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra, o separou, Fora chamado na América
(qual liberdade? liberdade capitalista? de comprar Coca-Cola e contrair empréstimos em bancos?)