No que diz respeito a conquista espanhola, há relação com as alianças com tribos rivais e doenças novas aos nativos.
A doença trazida pelo europeu teve caráter devastador que aos nativos
A dizimação do povo e cultura nativa das américas se deu por diversos fatores, do qual podemos destacar o militarismo europeu, experiente em guerras pelo número vasto de guerras na europa, mesmo antes do século XV, as doenças, que não possuíam medicina efetiva à época e as traições de parte do povo, onde nativos se tornaram aliados do dominador europeu. Mesmo o império Asteca sendo complexo militarmente, não pôde resistir aos problemas trazidos pelos europeus que foram fortalecidos por evidenciar disputas internas já existentes em toda a América.
Quando falamos destas disputas internas, falamos de tribos contrárias, derrotadas por escolhas a cargos de importância, ou subjulgados militarmente, que, neste "espírito", tomaram para si o desejo de revanche contra esta tribo diferente ou o mesmo povo. No caso do Brasil, houve trégua entre os indígenas, mas isto não foi o suficiente, pois mesmo lutando juntos, os portugueses possuíam superioridade bélica.
Para sabermos mais sobre disputas internas no Brasil na época de colonização, podemos ler: https://brainly.com.br/tarefa/40704504
#SPJ4