Av1 - Aprendizagem da MatemáticaInformações AdicionaisPeríodo: 02/08/2021 00:00 à 30/08/2021 23:59Situação: ConfirmadoPontuação: 750A atividade está fora do período do cadastroAvaliar Material1)Intencionados por desmistificar a Matemática, autores como Mendes (2009), Miguel (1997), Miguel e Miorim (2011) e D’Ambrosio (1996) dizem que a história da matemática possibilita demonstrar para os alunos que a Matemática foi desenvolvida ao longo dos séculos a partir das necessidades do homem.Em relação a história da matemática enquanto recurso, analise as sentenças a seguir:I. A história da matemática situa os conhecimentos matemáticos como uma forma de manifestação cultural, permitindo que os alunos entendam como se deu a evolução dos conceitos matemáticos.II. A BNCC argumenta que é importante incluir a história da Matemática como recurso para poder despertar o interesse e representar um contexto significativo para aprender e ensinar Matemática.III. O uso da história como um recurso pedagógico tem como principal finalidade promover um ensino-aprendizagem da Matemática que busque ressignificar o conhecimento matemático produzido pela sociedade ao longo dos tempos.É correto o que se afirma em:Alternativas:a)I, apenas.b)III, apenas.c)I e II, apenas.d)I e III, apenas.e)I, II e III.Alternativa assinalada2)É relevante saber quais são as competências matemáticas que os cidadãos do mundo atual necessitam dominar. E mais do que isso, definir as competências no formato de objetivos curriculares de ensino e aprendizagem voltados à educação básica.Com essas considerações, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.( ) Aprender matemática, de modo significativo, é um direito de todos.( ) Devemos considerar a tecnologia do mercado de trabalho, que está totalmente embasada nos conceitos matemáticos.( ) A educação matemática pode contribuir para a formação de jovens e adultos críticos e alienados no que diz respeito ao conhecimento matemático.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:Alternativas:a)V – V – F.Alternativa assinaladab)F – F – V.c)V – F – V.d)V – V – V.e)F – V – V.3)A BNCC está estruturada em dez competências gerais e cada área do conhecimento, como a Matemática, apresenta competências específicas dos respectivos componentes curriculares.Considerando as competências específicas propostas para a área de Matemática, analise as sentenças a seguir:I. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.II. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando individualmente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções.III. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática e de outras áreas do conhecimento.IV. Utilizar processos e ferramentas matemáticas para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento.É correto o que se afirma em:Alternativas:a)I e II, apenas.b)III e IV, apenas.c)I, II e III, apenas.d)I, III e IV, apenas.Alternativa assinaladae)I, II, III e IV.4)O desenvolvimento do pensamento numérico, implica aprofundar o conhecimento em maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. No processo da construção da noção de número, os alunos precisam desenvolver, entre outras, as ideias de aproximação, proporcionalidade, equivalência e ordem, noções fundamentais da Matemática. Para essa construção, é importante propor, por meio de situações significativas, sucessivas ampliações dos campos numéricos. No estudo desses campos numéricos, devem ser enfatizados registros, usos, significados e operações.Adaptado de: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília: MEC, 2018.Considerando o fragmento descrito, assinale a alternativa que apresenta a unidade temática que o trecho se refere:Alternativas:a)Álgebra.b)Números.Alternativa assinaladac)Geometria.d)Probabilidade e Estatística.e)Grandezas e Medidas.5)Conforme os anos se passaram e a educação matemática se desenvolveu, o entendimento a respeito do que e como devem ser ensinados os conceitos algébricos, foi sendo modificado.Refletindo a sobre essa mudança, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.I. O conhecimento algébrico na atualidade foca o desenvolvimento do pensamento geométrico e os significados atribuídos a ele.PORQUEII. Antes, a Álgebra era restrita ao ensino de simplificação de expressões algébricas, resolução de equações ou aplicação de regras para operar com símbolos.d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.Alternativa assinalada
PROPAGANDA É UM CONJUNTO DE AÇÕES ESPECÍFICAS E SISTEMATICAS REALIZADAS PARA DAR CONHECIMENTO A ALGO OU ALGÚEM. O TERMO DERIVA DO LATIM PROPAGARE , E É UM DOS MEIOS DE ANUNCIAR DETERMINADO ASSUNTO , COM O OBJETIVO DE CONVENCER OU INFLUENCIAR A OPINIÃO DO SEU RECEPTOR , EMBORA TAMBÉM POSSA ESTAR LIGADA A JUNÇÃO DE PESSOAS EM PROL DE UMA CAUSA OU CAMPANHA. SEUS OBJETIVOS PODEM SER CLASSIFICADOS DE ACORDO COM ALGUNS PROPÓSITOS. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE A ESSES PROPÓSITOS DA PROPAGANDA:.
Rafael, Saulo e Tiago utilizarão os números sorteados no lançamento de um dado para definir a ordem em que começarão uma brincadeira. Decidiram que cada um lançará duas vezes o mesmo dado e começará a brincadeira aquele que obtiver a maior soma nos dois lançamentos. No primeiro lançamento, Rafael obteve 5, Saulo, 4 e Tiago, 3. No segundo lançamento, Saulo obteve 2, Tiago, 4 e Rafael ainda lançará o dado. Qual é a probabilidade de Rafael começar essa brincadeira? 16 14 36 46 64.