Resposta:
A cosmogonia busca explicar a realidade com base em mitos. Já a cosmologia se ocupa de explicar a realidade por meio de teorias e conceitos com base científica. Porém, é essencial dizer que a cosmogonia também pode se valer de teorias e conceitos da ciência a respeito da origem do universo.
Dessa forma, a grande diferença entre cosmogonia e cosmologia está no fato de que a primeira aceita também teorias mitológicas e religiosas para explicar a origem do universo. A cosmologia tem como foco apenas a lógica e a ciência. As diversas cosmogonias surgiram num período em que não existia uma ciência.
Cosmologia é qualquer modelo explicativo (em geral, de caráter mitológico) que tente explicar o funcionamento do universo, de modo a dar razão a todos os fenômenos naturais (explicar, por exemplo, a razão do sol nascer, do sol se por ou das estações do ano mudarem).
Cosmogonia é um modelo explicativo que visa explicar a origem do universo, sendo algo que é comumente associado a uma Cosmologia (geralmente as cosmologias "nascem" a partir das Cosmogonias) mas que é diferente dela. O mito de criação da terra é um exemplo de cosmogonia.