O direito tributário encontra definição como "normas coercitivas que regulam as relações jurídicas entre contribuintes e Estado e o sistema tributário; disciplina o lançamento, arrecadação, fiscalização e aplicação dos impostos taxas e contribuições".
Tomando como referência o tema do direito constitucional tributário, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A competência tributária se define como o poder de cobrança que tem a União, os Estados e os Municípios, para prover, com os tributos arrecadados, os meios necessários à manutenção dos serviços urbanos e sociais.
( ) A competência para legislar em matéria tributária é o poder constitucional dado, concorrentemente, à União, aos Estados ao Distrito Federal e aos Municípios.
( ) Federação é a união de unidades federadas, autônomas, mas que formam um corpo único, com um poder central a que se submetem nas relações recíproca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
F - V - F.
b.
V - F - V.
c.
V - V - F.
d.
F - F - V.
e.
V - F - F.
No âmbito da gestão de serviços de TI, um dos processos com que os gestores precisam se preocupar é o gerenciamento de problemas, que visa a reduzir as consequências adversas dos incidentes e problemas, além de prevenir que eles ocorram novamente. A atuação da TI poderá ser de forma reativa e/ou de forma proativa. Qual o objetivo da atuação proativa? A) Informar os proprietários da empresa sobre os problemas ocorridos. B) Identificar e resolver os problemas e falhas já conhecidos antes que eles ocorram. C) Resolver os problemas e falhas após a reclamação do usuário e dar a ele um retorno. D) Resolver os problemas e falhas quando eles acontecem.
O objetivo era conquistar a União Soviética e dizimar a população para explorar o país e, num futuro distante, colonizá-lo com alemães, criando um grande império alemão do Atlântico até os Urais.
As "melhores práticas" sugeridas pelo ITIL fornecem métodos de gerenciamento de serviços de TI, que visam a auxiliar o gestor da área a atingir seus objetivos e, consequentemente, os objetivos da organização. Há vários processos de gerenciamento ITIL na gestão de serviços de TI. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Gerenciamento de incidentes. II- Gerenciamento de problemas. III- Gerenciamento de mudanças. IV- Gerenciamento de liberação. V- Gerenciamento de nível de serviços. ( ) Visa a identificar a causa raiz de um incidente e identificar o IC (Item de Configuração) que não está gerando o resultado esperado, devido à causa raiz. ( ) Visa a conservar o ambiente de produção de TI, empregando artifícios protocolares e normais de testes, incluindo fatores relacionados às alterações propostas de hardware ou software. ( ) Visa a gerenciar alterações passíveis de problemas relacionados à entrega dos serviços de TI, utilizando um único processo de controle, programação e aprovação das mudanças. É a habilidade de mudar o ambiente de forma ordenada. ( ) Visa a manter como também melhorar a qualidade dos serviços de TI, utilizando um ciclo contínuo de atividades, observando o acordo de metas de desempenho e responsabilidades mútuas estabelecidas entre fornecedor e cliente do serviço de TI. ( ) Visa a assegurar a restauração breve dos serviços, evitando impactos negativos nos negócios da organização. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) II - IV - III - V - I. B) IV - III - I - V - II. C) V - II - IV - I - III. D) III - V - IV - I - II.
A autora Hitara em 1989 levantou um problema da divisão capitalista do trabalho que persiste nos dias de hoje, ao afirmar que:
“A confrontação do resultados da psicopatologia do trabalho com a sociologia da divisão sexual do trabalho mostra que a situação das mulheres não é em nada semelhante à dos homens no que diz respeito ao sofrimento psíquico e aos procedimentos defensivos que elas podem elaborar a partir da posição que ocupam.”
Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - O detrimento das mulheres é um reflexo da divisão sexual do trabalho em que o homem transfere o seu sofrimento pela organização do trabalho a uma relação doméstica de dominação.
PORQUE
II - As mulheres são vítimas indiretas das defesas dos homens contra o sofrimento causado pelas organizações não cabendo a mesma “válvula de escape” para mitigar esse sofrimento da mesma forma.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
b)
as duas asserções são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a I.
c)
a asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
d)
a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
e)
as duas asserções são falsas.