1- Os Montes Urais, o Mar Negro e o Mar Cáspio e os Montes Cáucaso são considerados como fronteiras naturais entre a Europa e a Ásia. Historicamente, são barreiras físicas para a integração dos povos da Eurásia oriental e ocidental.
2- Durante o século XX o continente europeu sofreu diversas mudanças territoriais durantes alguns eventos históricos entre eles a primeira e segunda mundial e a queda do muro de Berlin.
3-
a. Os acontecimentos mais relacionados com a hegemonia europeia mundial compreendem os processos de colonização ocorridos em diversas regiões do mundo, onde países europeus eram as nações colonizadores, autodeclaradas civilizadoras.
b. Cartografia Eurocêntrica, que representa a porção europeia de forma maior do que na realidade é geograficamente.
c. O etnocentrismo compreende uma espécie de visão de mundo, que considera o próprio grupo étnico, cultural, religioso, mais importante do que os demais.
4- A Humanidade, historicamente, sempre buscou se alojar em locais com mais solos férteis e favoráveis, no sentido de que as primeiras cidades sempre estiveram próximas a rios, de forma que atividades básicas, como agricultura e extrativismo, sempre representaram a base econômica para o crescimento e expansão humana. Diante disso, existe uma grande relação entre relevo, clima, ocupação humana e usos da terra, de forma que o uso tem se potencializado a partir das condições acima citadas, de uma forma geral.
5-
a. Os limites naturais entre o continente da Europa e Ásia são os oceanos e mares, assim como os Montes Urais.
b. É o rio Danúbio, o segundo rio mais longo da Europa, que atravessa o continente de oeste a leste, é de suma importância, pois faz a rota de comércio para os países que estão nas margens.
c. No meio natural europeu é possível encontrar as estações de pesquisa números 1 , 2 e 3 nas áreas de planaltos em bacias.