Resposta:
Canabagem:
1- 1835 a 1840, na província do Grão-Pará, atual Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia.
2- Irmãos Vinagre, Eduardo Angelim e Félix Clemente Malcher
3- Péssimas condições de vida da população que era principalmente formada por índios, nefros forros, escravos e mestiços. Abandono do Grão-Pará pelo governo recente. E o Desejo de independência em relação ao governo central.
Guerra dos Farrapos:
1- 1835 e 1845, na província que hoje equivale ao Rio Grande do Sul.
2- Bento Gonçalves foi o líder estabelecido, outros nomes importantes foram o do italiano Giuseppe Garibaldi e o do militar brasileiro David Canabarro.
3- Teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul, com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca).
Revolta dos Males:
1- Em 1835, a cidade de Salvador, na Bahia
2- Os líderes nagôs eram os escravos Ahuna, Pacifico Licutan, Sule ou Nicobé, Dassalu ou Damalu, Aprígio, Pai Inácio e Gustard.
3- Esses movimentos ocorreram por causa da insatisfação de boa parte da população. Com os escravos não era diferente. Eles queriam deixar de exercer o trabalho forçado e passar por constrangimentos como: abusos sexuais, humilhações públicas, torturas, violências físicas e psicológicas.
Sabinada:
1- Província da Bahia, na época do Brasil Império. O movimento ocorreu do dia 06 de novembro de 1837 até o dia 16 de março de 1838.
2- Liderado pelo rebublicano e revolucionário Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira Barroso e pelo advogado e político João Carneiro da Silva Rego.
3- A principal causa da revolta foi a profunda insatisfação com as autoridades nomeadas pelo governo regencial para o comando do governo da Bahia. Os rebeldes as acusavam de serem despóticas, repressoras e excessivamente centralizadoras.
Balaiada:
1- Foi uma revolta que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841.
2- Lívio Pedro Moura, Mulungueta, e Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, também conhecido como Manuel Balaio.
3- As principais causas da Balaiada estão ligadas à pobreza da população da província maranhense, bem como sua insatisfação diante dos desmandos políticos dos grandes fazendeiros da região.
Explicação:
Espero ter ajudado :)