Resposta:
QUESTAO 1
Os itens a seguir trazem quatro das cinco competências específicas da área do conhecimento Matemática e suas Tecnologias. Todas referem-se à articulação da área às situações do cotidiano ou às diferentes áreas do conhecimento, exceto a seguinte competência:
B Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos, como observação de padrões, experimentações e diferentes tecnologias, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas. CORRETA
Questão 2
As tarefas matemáticas exploratórias caracterizam-se como:
D Atividades matemáticas significativas nas quais os estudantes possam praticar experiências matemáticas promotoras de descobertas. CORRETA
Questão 3
Os Cenários de Investigação não são espaços de sala de aula que em que
A Os estudantes engajam-se na realização das atividades.
Questão 4
A expressão Paradigma do Exercício relaciona-se àqueles momentos de sala de aula em que:
C Os estudantes realizam atividades matemáticas repetitivas, mecânicas e teóricas. CORRETA
Questão 5
De acordo com os autores mencionados no texto, a autenticidade em sala de aula de Matemática pode ser experimentada por meio de três princípios básicos. Marque aquele item que não traz um desses princípios:
A O princípio da autoridade do professor em que ele determina e coordena todo o trabalho de sala de aula. CORRETA
Questão 6
A tarefa matemática exemplificada nessa unidade pode ser caracterizada como uma atividade matemática:
A Exploratória e Investigativa; CORRETA
Questão 7
Entre os objetos de conhecimento matemático listados no Mapa Conceitual da tarefa matemática apresentada, figuram essencialmente os seguintes:
D Áreas de superfícies, Figuras Planas e Espaciais, Grandezas e Medidas e Operações com Números Reais. CORRETA
Questão 8
A tarefa matemática exemplificada nessa unidade pode ser usada nos seguintes contextos de sala de aula de Matemática:
D Para estudantes de todo o ensino básico, com as respectivas adaptações. CORRETA
Questão 9
Entre as habilidades previstas na BNCC e associadas ao estudado da Geometria, temos a EM13MAT307 cujo o texto é o seguinte:
Empregar diferentes métodos para a obtenção da medida da área de uma superficie (reconfigurações, aproximação por cortes etc.) e deduzir expressões de cálculo para aplicálas em situações reais (como o remajenamento e a distribuição de plantações, entre outros), com ou sem apoio de tecnologias digitais.
Com relação ao seu conteúdo, essa habilidade evidencia características da tarefa matemática proposta, destacando-se
D Todas as respostas anteriores. CORRETA
Questão 10
Para que o trabalho com a tarefa exemplificada seja significativo, é essencial que o professor lance mão em sua prática em sala de aula das seguintes ações, exceto,
C Da observação na precisão dos cálculos e uso das fórmulas em detrimento das ideias dos estudantes; CORRETA
Explicação passo a passo:
1. B
2.D
3.A
4.C
5.A
6.A
7.D
8.D
9.D
10.C