A síntese dos conteúdos trabalhados e a relação entre elas são:
1) Bloqueio continental: foi uma imposição decretada por Napoleão Bonaparte no ano de 1806, às nações europeias, onde proibia que pudessem estabelecer comércio com a Inglaterra.
2) Corte no Rio de Janeiro: a presença da Corte no Rio de Janeiro trouxe mudanças profundas para a colônia, que se tornou a sede do governo português.
Houve a abertura dos portos às nações amigas, a permissão para a existência de manufaturas, a criação da Faculdade de Medicina, museus, bibliotecas, o que tornou a cidade mais moderna para abrigar a corte e a Família Real.
3) Abertura dos portos às nações amigas: permitiu que o Brasil pudesse comercializar com outras nações além de Portugal, suspendendo a exclusividade de comércio que ocorria somente entre colônia e metrópole.
4) Tratados de 1810: foram tratados que beneficiaram a Inglaterra. Entre eles estava o Tratado de Comércio e Navegação que estabelecia os tributos a serem pagos para comercializar com o Brasil. A Inglaterra pagaria 15%, Portugal 16% e as outras nações 24%.
5) Revolução do Porto: foi um movimento ocorrido em Portugal no ano de 1820 que exigia a volta do rei português, dom João VI, que estava no Brasil para Portugal.
6) Regência de D. Pedro: dom Pedro I contrariando os interesses das elites portuguesas e atendendo aos interesses das elites brasileiras, decide permanecer no Brasil, onde começa a tomar medidas para afastar o Brasil de Portugal, como a não obediência às decisões portuguesas.
7) Independência: com a pressão das cortes portugueses para recolonizar o Brasil e o surgimento de medidas vindas de Portugal que deveria ser adotadas imediatamente pelo Brasil, o Conselho de Estado, formado por Dona Leopoldina e por José Bonifácio, aconselham a dom Pedro I, que a independência deveria ser declarada o quanto antes.
A carta foi enviada para dom Pedro I, que estava às margens do rio Ipiranga onde após um discurso declara a independência do país, em 7 de setembro de 1822.
A vinda da Família Real e o processo de independência do Brasil
A Família Real chegou ao Brasil em 1808 devido à invasão das tropas napoleônicas a Portugal. Esse evento foi o responsável por transformar a situação da colônia que se tornou a sede do governo português.
Com as diversas medidas adotadas a colônia ganhou mais liberdade de comércio e surgiu uma grande estrutura administrativa, processos que associados a outros, contribuíram para que o Brasil se tornasse independente em 1822.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a Família Real no Brasil e a independência em: https://brainly.com.br/tarefa/7156959